Almost any hour online in advance with caution when Need Cash Fast Need Cash Fast your details together to fax anything.

Wiz, primeiras impressões

Sat. April 17, 2010
Categories: Emuladores, Nerdices Genéricas
Tags: , , , ,

O meu Wiz chegou. Ele veio em uma caixinha com formato de baú, escrito “Whatever you want”, o que nos remete, mesmo que indiretamente, ao maravilhoso mundo dos emuladores. Pelo menos eu interpreto assim já que foi pra isso que comprei o bichinho.

Quando abri a caixa, a primeira (e maior) decepção: O cabo USB não é padrão (mini ou micro USB). Se um dia perder esse cabo, ou eu tenho q arrumar um outro ou eu perco o Wiz. Já descobri que no site vende o cabo extra, então fico mais tranqüilo. Veio ainda um manual que eu ainda não abri e um cd que também não usei.

Coloquei os emuladores principais: mame (mame4all). snes (pocketsnes), picodrive (Megadrive), Master System (ALexKidd) e de NES. Ainda não tive tempo de testar todos, então vou comentar os que usei mais.

O mame4all foi o primeiro que testei. A tela de OLED é incrível e eu até me assustei quando coloquei pra rodar Ghouls’nGhosts. Cores vibrantes e contrates bem nítido, o jogo rodou a 60fps sem nenhum tipo de problema ou lag. Gauntlet também rodou sem nenhuma falha e até Metal Slug ficou muito bom, apesar de eu ter aumentado a freqüência do processador para dar conta do jogo (Sim, é possível fazer overclock no Wiz de dentro do emulador, no próprio menu do jogo). Joguei Golden Axe também, perfeito e em toda a sua glória. Esse emulador já pagou o preço do Wiz.

Testei também o Pocketsnes. Ele vem em duas versões, o normal e a versão fast_pocketsnes, que tem melhor desempenho mas sacrifica a compatibilidade. Roda sem problemas os jogos mais antigos, porém os jogos que vinham com melhoras de hardware se mostraram um pouco problemáticos, pois não rodam na versão rápida do emulador, e apresentam baixa taxa de quadros (em torno de 20 fps, chegando a 7 nas cenas mais movimentadas). Esses jogos são minoria e acredito que em breve esse emulador já vai estar no mesmo nível dos emuladores de PC.

Outro emulador que instalei foi o picodrive, que tem excelente desempenho e compatibilidade. Joguei Golden Axe, Golden Axe 2, ToeJam & Earl, sem nenhum problema na maravilhosa tela de OLED. Outra característica interessante no picodrive é que ele remove um efeito inconveniente na tela, o “diagonal tearing”. Esse fenômeno se deve a resolução da tela ser 240×320 e não 320×240, apresentando um efeito de “recorte” diagonal se o desenvolvedor da aplicação não tiver os cuidados que essa tela requer.

Não notei esse efeito em nenhum em quase nenhum jogo que testei (Em Ghouls’nGhosts apareceu mas só na apresentação, quando a tela pisca e fica uma diagonal nesse instante, nada que desabonasse o andamento do jogo). Nos outros emuladores (snes e megadrive) não apareceu nada. Dizem que ele é mais relevante no emulador de Master System, pois o desenvolvedor não se atentou para a característica da tela. Segundo li, isso será corrigido em breve.

Testei também o emulador de Turbo Grafx 16 (Temper), mas apenas um jogo (Fantasy Zone) e se mostrou sem nenhum problema também. Como não conheço muito a plataforma, não sei quais jogos são bons para testar mais.

Assim que testar os outros emuladores, posto as “segundas impressões”.

2 Responses to “Wiz, primeiras impressões”

  1. Tweets that mention Primeiras impressões do #wiz: #emuladores -- Topsy.com Says:

    […] This post was mentioned on Twitter by ufa. ufa said: Primeiras impressões do #wiz: http://www.technotroll.org/blablabla/2010/04/17/wiz-primeiras-impressoes/ #emuladores […]

  2. blablabla » Blog Archive » O caráter dinâmico das ROMs de MAME. Says:

    […] a chegada do Wiz, senti na pela algo que sabia, mas não tinha dado importância ainda. As ROMs de MAME mudam com o […]