Almost any hour online in advance with caution when Need Cash Fast Need Cash Fast your details together to fax anything.

A saga do reembolso do Windows

Thu. April 29, 2010
Categories: Direitos, Nerdices livres
Tags: , , ,

Começo do mês comprei um netbook Lenovo S10e no Carrefour pois estava barato e o meu de 7 polegadas estava me irritando pela tela pequena e também pela limitação do SSD de 4GB.  Como todos sabem, essas maquinetas quase sempre vêm infectadas com o Windows dentro delas e é difícil achar alguma que venha sem SO. Comprei mesmo assim, já sabendo que teria que enveredar em uma saga para recuperar meu dinheiro perdido na licença do Windão.

Ligando o bichinho pela primeira vez, fui apresentado à pífia EULA do WinXP, avisando que você não tem direito a nada, só a dar dinheiro a Microsoft e rezar para ela um dia não resolver te xeretar ou suspender sua licença do SO. Obviamente achei inaceitáveis essas condições de uso e rejeitei a EULA. Bem no começo ela dizia:

VOCÊ ESTÁ DE ACORDO COM OS TERMOS DESTE EULA SOBRE INSTALAR, COPIAR OU USAR ESTE PRODUTO. CASO VOCÊ NÃO ESTEJA DE ACORDO, NÃO INSTALE E NEM UTILIZE O PRODUTO; VOCÊ DEVE DEVOLVÊ-LO AO LOCAL DE COMPRA PARA SER RESSARCIDO.

Como não veio nenhuma mídia, apenas a etiqueta do netbook com o número de registro embaixo, suponho que queiram que eu devolva esse papelim. Conforme os passos que o Otto narrou, liguei no suporte que me disse que isso era impossível e que o windão “vinha com a máquina”.

Claro que essa desculpa esfarrapada não cola e falei para ele que isso era inaceitável. Me falou que então eu poderia abrir uma “reclamação formal” em determinado número. Depois de esperar por uns 50 minutos, desisti. Liguei de novo no dia seguinte e desliguei quando a musiquinha ficou tocando por 30 minutos. Depois eu vi que o Otto pasou por isso também e desisti desse caminho. Resolvi mandar email para o pessoal do suporte do segundo nível, que também tava na página do Otto. Tô esperando a resposta até hoje.

Como eu já tinha o protocolo na mão, decidi não perder mais tempo e fui logo no Procon.

Chegando lá, peguei a senha e esperei exatamente uma hora para ser atendido. Chegando na atendente expliquei rapidamente o caso e ainda falei que já tinha “jurisprudência“, mostrando os relatos que levei comigo. Ela logo sacou o que acontecia e disse que isso era venda casada. Tentou ligar no suporte e mandaram ela ligar na reclamação formal. Avisei que não iriam atender. Então ela partiu para os telefones que o Otto deixou no relato dele.

Aparentemente um estava de férias, a outra não trabalhava mais lá e o terceiro contato mandou ela para outro número, que acabou chegando de novo no suporte que mandou ela ligar na reclamação formal. Percebendo que isso não ia dar em nada, ela decidiu notificar por correio a Lenovo, que agora tem 5 dias úteis para responder, a partir do recebimento da notificação. Acho que isso deve acontecer semana que vem.

A atendente achou esse caso tão intrigante que me perguntou se podia ficar com os relatos. Achei legal pois foi como se para ela a venda casada tivesse ficado clara como é para nós que usamos Linux. Daí aconteceu algo engraçado: ela chamou um colega para mostrar o caso.

O cara veio, ela explicou corretamente o caso e ele respondeu do alto de sua sabedoria:

Não é venda casada não. O Windows não vem com os computadores, o que vem é uma versão pirata de testes que depois de um tempo te pede para comprar a versão full. Cansei de instalar para meus amigos e sempre depois de um tempo essa mensagem aparece. Até parei de atualizar o sistema para não aparecer essa mensagem.

Ele devia estar se referindo ao WGA. Disse que não, que a versão que vem nesses “computadores” de marca não era versão de testes, e que era cobrada. Ele não acreditou na minha história mas eu não quis tentar convencer o sujeito.

A parte engraçada foi que minha atendente meio que ficou com vergonha do colega e logo o despachou. Ainda bem que tive sorte de ter ela como atendente.

Agora é esperar até semana que vem pelo contato da Lenovo. Aguardem atualizações dessa saga.

————————————–

Atualização 12/05/10: Procon me avisou que a Lenovo apresentou uma defesa. Mais detalhes aqui.

————————————–

9 Responses to “A saga do reembolso do Windows”

  1. Carajo Volador Says:

    Atendente do PROCON instalando Uindóse piratex??? Que feio…

  2. ufa Says:

    O que me irritou foi ele tentar desqualificar minha reclamação com esses argumentos. Ainda bem que minha atendente não caiu na dele, até pq ela sacou o que tava rolando…

  3. Otto Teixeira Says:

    Boa. Nem sabia que existia essa notificação por correio. Quero ver o resultado disso.

    Se conseguir, será o primeiro depois de mim (que tenho notícia). Escrevi um novo post lá falando dos que tentaram e não conseguiram. Atualizarei lá assim que você tenha sucesso.

  4. ufa Says:

    Acontece a notificação quando o Procon não consegue fazer contato com a loja para tentar resolver a questão. No seu caso, como vc conseguiu os telefones, não precisou da notificação.

  5. Tweets that mention blablabla » Blog Archive » A saga do reembolso do Windows -- Topsy.com Says:

    […] This post was mentioned on Twitter by ufa, Antonio Arles. Antonio Arles said: RT @ufa: O início da minha saga pelo reembolso do Windão: http://www.technotroll.org/blablabla/2010/04/29/a-saga-do-reembolso-do-windows/ […]

  6. vavorru Says:

    Estamos de olho … e acompanhando de perto mais essa Saga, boa sorte e conte com a comunidade. Cheguei aqui por um link da comunidade Linux Mandriva Brasil num post que está discutindo os casos iguais… mantenha-nos informados.

  7. blablabla » Blog Archive » A memória da Lenovo Says:

    […] eu disse em uma atualização do post anterior, fui no Procon porque a Lenovo tinha apresentado uma defesa. Chegando lá, não precisei pegar […]

  8. blablabla » Blog Archive » Sobre caras-de-pau e ignorantes Says:

    […] do FISL resolvi passar no Procon para ver como andava meu processo contra a Lenovo e contra o Carrefour. Não cheguei a citar no post inicial, mas a moça do Procon que me atendeu achou melhor arrolar o […]

  9. blablabla » Blog Archive » Fim Says:

    […] ao fim, hoje, a saga que começou na compra de um netbook Lenovo em abril, passou pelo PROCON e chegou até a justiça […]